O Centro Cirúrgico é o local onde o paciente recebe tratamento necessário para “voltar à vida”, recuperar-se de doenças graves ou tratar de lesões indesejáveis. Temos um centro cirúrgico com equipamentos de última geração para garantir a total segurança de seu animal durante a operação. Aqui o animal tem anestesia inalatória, monitores cardíacos, oximetria, aparelho de pressão arterial e controle de temperatura. Os equipamentos são todos preparados em técnicas assépticas (esterilização de instrumentais e panos em autoclave, desinfecção da sala com desinfetantes hospitalares, uso de gorro e máscara, preparação adequada do paciente), visando evitar uma contaminação.
Todos os pacientes cirúrgicos são monitorados não só durante o procedimento, mas também no período de recuperação quando ficam internados na nossa internação ou UTI.
Atendemos cirurgias emergenciais, ou seja, para animais que necessitam de intervenção cirúrgica imediata. Incluem-se os traumas (hemorragias persistentes, ferimentos penetrantes, ruptura de órgãos, hérnia diafragmática), obstrução gastrointestinal (corpo estranho, tumores), acidente gastrointestinal (torção de estômago, intussuscepção) e os partos distócicos (cesarianas).
Tambem realizamos:
Oferecemos uma equipe multiprofissional ininterrupta, com recursos humanos, equipamentos especializados e procedimentos atualizados, objetivando o sucesso da terapia instituída e o breve regresso do melhor amigo à sua casa. O bem-estar e o curto período de hospitalização do paciente são os pontos primordiais e o objetivo da equipe de internação.
Os pacientes que são encaminhamos para a Unidade de Terapia Intensiva são os que apresentam algum grau de disfunção orgânica, que possuem risco de óbito, quadros instáveis (risco de piora iminente) ou animais que necessitam de suporte avançado à vida (ventilação mecânica, uso de vasopressores, procedimentos invasivos/uso de implantes e ou equipamentos que necessitem de acompanhamento contínuo). São exemplos: insuficiência respiratória grave (edemas pulmonares, tromboembolismo pulmonar, pneumonias), pós operatórios de cirurgias ou pacientes delicados (cirurgias torácicas, de coluna, hepáticas, hemoperitônio), sepse e choque séptico, síndrome da resposta inflamatória sistêmica, síndrome da disfunção múltipla de órgãos (falência múltipla de órgãos), intoxicações, disfunção orgânica aguda ou crônica agudizada (doença renal crônica com agudização), alterações neurológicas (convulsões generalizadas, trauma cranio-encefálico, coma ou estados semi-comatosos), arritmias, animais em pós parada cardiorrespiratória, quadros de dor intensa, entre outros.
Na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desenvolvendo um serviço ímpar na admissão e manutenção do paciente crítico com capacidade para cuidar dos casos graves e de pacientes que demandam de suporte avançado à vida e monitorização contínua e de alto grau de complexidade. Nossos profissionais são especializados em medicina veterinária intensiva, anestesiologia e com cursos na área e estão prontos para o desafio de cuidar desses pacientes graves e todas as suas enfermidades, com muito amor e carinho.
Nós da Nicare, estamos aqui para ajuda-los nesse momento delicado para seu pet! Sabemos que os cuidados pós-operatórios interferem diretamente no sucesso da cirurgia, e que às vezes a limpeza do curativo, administração de medicamentos, controle de dor e a alimentação do seu animal nesse momento pode ter algumas particularidades que são complicadas para o tutor realizar.
Então em parceria com centros cirúrgicos, nós oferecemos esse cuidado ao seu animal.
Já se sabe que quanto mais cedo se iniciar o tratamento do “sinal” dor maior será a eficiência e menores serão os efeitos adversos que se instalarão como conseqüência dela. É possível afirmar ainda que pacientes não-tratados adequadamente com analgésico, apresentam recuperação tardia e ainda podem desenvolver complicação e cronificação dos eventos.
As conseqüências da dor excedem a parte emocional. Diversos estudos demonstram que a dor pode acarretar danos para a saúde do animal, produzindo efeitos sistêmicos negativos. Animais com dor tendem a ficar estressados e seu comportamento alterado; sua recuperação se torna agitada, havendo um aumento da morbidade, retardo na cicatrização e queda da imunidade, causada pelo aumento do cortisol, tendo como conseqüência maior predisposição a infecções secundárias e aumento do tempo de internação.
Um exemplo é o tratamento da dor oncológica. Sabe-se que muitos animais, em todo o mundo, sofrem da dor gerada pelo câncer. Ela está presente, em todos os estágios evolutivos da doença neoplásica, e atinge cerca de 30% a 70% dos doentes, sendo observada em 20% a 50% dos casos durante o diagnóstico, e em 70% a 90% quando a doença encontra-se avançada.
O controle da dor é importante também no pós-operatório, influencia na qualidade e no resultado da cirurgia. Uma dor não aliviada produz efeitos fisiológicos de risco para a vida. Os pacientes tratados para dor, iniciam a ingestão de alimentos e líquidos mais cedo que os não tratados. Além disso, um animal com dor apresenta nível elevado de estresse, imunossupressão, retardo na cicatrização da ferida cirúrgica, aceleração de processos patológicos, etc.
Nós da NiCare temos protocolos álgicos específicos para cada paciente, podendo ser elaborados junto com o veterinário de seu animal, visando o bem estar e qualidade de vida do seu pet em todos os momentos.
A Nicare conta com um Pronto Socorro 24 horas, com médicos e auxiliares veterinários completamente capacitados, que estão preparados para cuidados de emergências que implicam risco de vida ou danos físicos ao animal.
Nossos profissionais estão sempre a postos para cuidar e salvar seu bichinho em situações extremas como:
A NiCare UTI Veterinária atende somente com encaminhamento feito por um veterinário.
É super rápido, não precisa de cadastro e agiliza seu atendimento! Faça o seu